RECINTOS DO BLOG

domingo, 10 de junho de 2012

SINOPSE DO SERMÃO - 11.06.2012

A NECESSIDADE E OS BENEFÍCIOS DA REGENERAÇÃO

Texto: João 3.1-21

Introdução: 

Quem era Nicodemos. Sua importância e o motivo que o levou até Jesus. 
Nicodemos era um fariseu que acreditava que a piedade era uma questão de exterioridade.
Quem era Jesus, sua forma direta de tratar a questão que angustiava Nicodemos.
Jesus vai ensinar a Nicodemos que piedade é uma questão de interioridade e introduz a questão da regeneração, do novo nascimento, um fenômeno, um milagre que vem do alto para dentro de todo aquele a quem Deus escolheu antes da fundação do mundo.

Porque precisamos nascer de novo, ser regenerados, ressuscitar espiritualmente?

PRECISAMOS NASCER DE NOVO PORQUE VIEMOS A ESTE MUNDO MORTOS ESPIRITUALMENTE.

Quais os resultados do novo nascimento, da ressurreição espiritual, da nossa regeneração?

1. Arrependimento.
É a regeneração que faz com que você veja quem realmente você após ter os olhos da alma abertos para poder contemplar ao próprio Deus. Essa contemplação te faz ver a tua pequenez ao ao ver a grandeza de Deus; que faz você ver a tua pecaminosidade ao ver a santidade de Deus; que mostra a tua transitoriedade enquanto observa a eternidade de Deus.

Somente quando Deus nos faz regenerar é que passamos a ver Deus como ele é e então concluirmos o que e quem nós somos. 

Uma contempleção assim nos fará clamar como os judeus que estavam em Jerusalém por ocasião da celebração do Pentecoste, e que acusaram os cristãos de estarem bebados ao ouví-lo falar em línguas as grandezas de Deus.

Pedro prega o evangelho para eles e aproximadamente três mil são regenerados e como consequência eles mesmo perguntam: "Irmãos, que faremos?". E Pedro responde: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo". Atos 2.38 

Paulo escrevendo aos romanos em Romanos 2.4. deixou claro esse ponto: "Ou será que vocêdespreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento".

2. Fé. 

Jesus disse a Nicodemos: "Quem nele (em Cristo) crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado". João 3.18 


A fé não salva, mas sem fé é impossível alguém ser salvo. Quem salva é Jesus. Você precisa crer Nele como teu salvador único e pessoal. E essa fé é um dom que Deus faz brotar no coração regenerado. A fé não é um assentimento intelectual, uma concordância intelectual. A fé não é um ato no qual, após longos anos de estudo você conclui que de fato Jesus é o salvador e que deve crer nele. A fé é um dom de Deus. A fé é a resposta adequada ao recurso divino para nossa redenção e ela só se torna possível após o coração ter sido regenerado.

Paulo escreveu aos efésios: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de voces, e dom de Deus". Efésios 2.8 - É a graça de Deus que nos salva, mas para que isso seja possível, é precisamos que creiamos, tenhamos fé em Jesus como nosso salvador e senhor.

O fato de Deus nos declarar justificados está atrelado à nossa resposta por meio da fé. "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo". Romanos 5.1 

A fé é operosa e não uma mera postura intelctual. Por isso nosso modelo de vida em todas as suas dimensões são moldados a partir da vontade de Deus e não das paixões e padrões do mundo. "Sem fé é impossível agradar  a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Hebreus 11.6 

Que te faz ver o invisível, crer para ser salvo, justificado e santificado.

3. Salvação.  
Quem crer não irá perecer. Foi o que Jesus disse à Nicodemos. O novo nascimento, a regeneração nos faz ultrapassar o abismo que nos separarava de Deus e nos leva a vivermos um relacionamento de intimidade com ele. Aquele relacionamento que nossos primeiros pais tinham antes de pecarem e serem expulso do Éden e da presença de Deus. "...para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha A VIDA ETERNA". João 3.16

A Regereneração mostra a ordem da salvação - Arrependimento, fé e salvação.

Deus o abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário