RECINTOS DO BLOG

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A BÍBLIA - SAGRADA ESCRITURA - PALAVRA DE DEUS.

A BÍBLIA E A SABEDORIA  (Salmo 119.11)

“A Bíblia é o mapa para o viajante errante; o guia para quem não sabe como chegar; o manual pra vida em cada instante a fonte de água pra sede matar”.

Ser sábio é muito mais do que ter conhecimento. A grande maioria dos cristãos conhece a Bíblia Sagrada, mas somente aqueles que colocam este conhecimento em prática é que verdadeiramente são sábios. Spurgeon, o grande pregador disse: Sabedoria é o correto uso do conhecimento. Conhecer não é ser sábio. Há muitos homens que possuem grande soma de conhecimento, e são não obstante os maiores tolos. Saber como usar o conhecimento, isto sim é sabedoria”.

Cremos que seria de boa escolha que parássemos para pensar mais seriamente sobre nossa relação com a Bíblia, a Palavra de Deus. Particularmente, ficamos emocionados quando nos referimos à Bíblia desta maneira, ou seja, definindo-a como a Palavra de Deus, porque com isto estamos dizendo que quando abrimos a Bíblia, Deus usando das palavras ali registradas, fala conosco e revela-se a nós de uma maneira muito especial.

A história dos grandes homens é a história daqueles que olharam para a Bíblia com maior sinceridade e responsabilidade. Veja por exemplo o que o grande evangelista Dwight L. Moody disse: “Empunhe a Bíblia inteira: não uma parte dela. Um guerreiro não se engaja em uma batalha apenas com um pedaço de espada”. A Bíblia é uma Biblioteca que possui 66 livros, que foram escritos num período aproximado de 1400 anos, por mais ou menos 40 autores, que viveram em épocas distintas e distantes um do outro. Conhecer o mais que puder, e praticar aquilo que nela aprendemos, fará de nós, soldados mais prontos, mais equipados para os confrontos e as vicissitudes desta vida aqui.

Thomas Watson disse: “A Bíblia revela o coração ímpio do homem e o coração indulgente de Deus”.  Vocês já pensaram o que seria de nós se Deus nos tratasse como nós temos tratado a maioria das pessoas que “nos ofendem”? Nós, por certo, já teríamos deixado de existir há muito tempo. Mas não tem sido assim, simplesmente, porque nosso Deus é misericordioso.

Cecil Richard afirmou: “Dê-me uma Bíblia e uma candeia, e podem me enclausurar em um calabouço, pois serei capaz de dizer o que se está passando no mundo”. E pensar que a grande maioria dos “cristãos” gasta horas a fio diante de um aparelho de televisão ou jogando videogame ou fazendo qualquer outra coisa, enquanto a Bíblia empoeira-se nas estantes.  A Bíblia não deve ser apenas utilizada no Domingo quando empreendemos nossa caminhada para a Igreja. Ela deve ser lida sempre, deve ser consultada sempre. Não conheço sequer uma pessoa, dentro do cristianismo, que tenha realmente sido uma benção, que não fosse uma pessoa que amasse e lesse constantemente a Bíblia.

Muitas foram as tentativas para se destruir a Bíblia. A história fala de governantes que promoveram fogueiras nas quais seus súditos eram obrigados a queimar suas Bíblias. Todavia esses governantes nunca apresentaram nada que fosse melhor do que a Palavra de Deus.  Não somos bibliólatras, mas amamos a Deus porque nos deixou sua Santa Palavra que nos orienta. Louvemos a Deus por sua Palavra, pois somente ela pode nos tornar sábios em tempos de tanta insensatez e ignorância.

Rev. Mauro Sergio Aiello