RECINTOS DO BLOG

domingo, 6 de maio de 2012

AULA DADA.....PANO DE FUNDO HISTÓRICO PARA A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER.

Se você não veio, perdeu. Foram informações importantes e necessárias para que possamos não apenas conhecer nossa história, mas viver com responsabilidade nossa identidade como presbiterianos.

O mundo evangélico nacional é multifacetado e multiforme. Essas formas de viver o evangelho, no Brasil, em sua maioria não encontram embasamento bíblico. Alguns movimentos pentecostais e neo-pentecostais estão totalmente divorciados das Escrituras Sagradas. Assim precisamos rever, com responsabilidade, aqueles princípios tão bem postados e enunciados na Confissão de Fé de Westminster, documento produzido no período de 1º de Julho de 1643 à Fevereiro de 1652.

Um grupo de teologos ingleses, em sua maioria puritanos presbiterianos, com a presença de alguns presbiterianos escocesses, produziram esse texto que tem se revelado imbatível até os dias de hoje.

A Confissão de Fé de Westminster foi produzida depois da Confissão Belga, da Confissão de Heidelberg e dos Cânones de Dort, este uma resposta aos cinco pontos do Arminianismo. Estes três documentos são anteriores à Confissão de Fé de Westminster. Esta é uma expressão inglesa da fé cristã baseada na Bíblia e que tinha como método de governo eclesiástico, o presbiterianismo. Esse método de governo foi sufocado pelo protetorado inglês que estava nas mãos de Oliver Cronwell, esse um congregacional convicto.

Por fim a Igreja Anglicana se tornou a Igreja oficial na Inglaterra.