RECINTOS DO BLOG

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ADORAÇÃO, EVANGELIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO - NOSSO COMPROMISSO

Esse é o Tema da IPBMC para o ano de 2011.

E como aconteceu nos temas propostos pelo Pastor nos anos 2007/2010, esse também é um tema perene já que adorar, evangelizar e buscar a edificação, são compromissos inadiáveis, intransferíveis e essenciais.

Quando pensamos em adoração, raciocinamos em duas direções, ou seja, na adoração individual e na adoração da coletividade, da comunidade, da Igreja reunida. É claro que a qualidade da segunda vai depender da qualidade da primeira.

Deus quer que lhe prestemos adoração em qualquer lugar, porque a adoração não está limitada à qualquer geografia ou topografia, vide aquilo que disse Jesus à mulher samaritana junto ao poço de Jacó quando esta lhe perguntou onde seria o lugar certo da adoração, Jerusalém ou Gerizim. Jesus disse: "Nem lá, nem cá. O lugar da verdadeira adoração é o coração daquele adorador a quem Deus busca, a saber, aquele que o adora em Espírito e em Verdade, porque Deus é Espírito". (João 4.19-22)

Deus quer que o adoremos tendo como base, como plataforma, como alicerce, a vida santificada. Uma vida comprometida com o pecado, não deve ser considerada uma vida de adoração a Deus. O pecado sempre representará um abismo que nos distancia do Santo Deus. Foi por isso que Jesus mostrou àquela mulher samaritana que sua vida conjugal andava bagunçada. Foi isso que Deus disse ao seu povo por meio do profeta Isaías logo no primeiro capítulo do livro (Isaías 1.1-20). Deus disse: "Quando vocês se reunem para me adorar, vocês seguem direitinho o script, multiplicam as orações e as ofertas, mas eu simplesmente viro o meu rosto. Não posso suportar ajuntamento solene associado a uma vida de pecados (a iniquidade)".

Deus quer que o conheçamos intimamente para que possamos adorá-lo corretamente. Jesus disse à mulher samaritana: "Vocês (samaritanos) adoram a quem não conhecem, mas nós (judeus) adoramos o quem conhecemos porque a salvação vem dos judeus". Por boca do profeta Isaías, Deus disse: "O meu povo não conhece, o meu povo não entende". Adorar um conceito errado de Deus faz você adorar um deus que não é o Deus da Bíblia. Como disse A. W. Tozer: "Conceitos vis a respeito da divindade, irão produzir cultos vis". É o que mais temos notado em dias nos quais a liturgia pública comunitária foi transformada em desfile de talentos, em shows desse ou daquele "cantor", em momento de barganha no toma lá da cá, em passarela para encenações coreográficas ininteligíveis, em culto ao diabo nas famosas "sessões descarrego", em momento de entretenimento e não de entendimento, em ambiente de culto à personalidade ao invés de ser lugar de culto ao Trino Deus, em exercício do corporativismo de alguns "pastores" que na verdade espoliam as ovelhas. Para que adoremos a Deus de forma correta e devida, de forma que tenhamos a mais absoluta certeza de que Ele é adorado mesmo e tem prazer no culto que Lhe oferecemos é preciso observar que o Princípio Regulador do Culto é a Palavra e nada mais do que a Palavra de Deus. Foi isso que Deus mostrou à Ezequiel, ou seja, que Sua doce Palavra deveria ser a base do seu discurso (Ezequiel 3.1-3)

Que cada membro de nossa querida IPBMC seja realmente um verdadeiro adorador.

Que cada membro da IPBMC entenda que Deus quer que façamos de nossas vidas um lugar onde Ele é adorado constante e ininterruptamente.

Que cada membro da IPBMC entenda que a Igreja, ainda que seja um lugar de cura é também um lugar de tributo e adoração comunitária como resultado de uma vida simples e santificada.

Que cada membro da IPBMC entenda que quando nos reunimos vamos buscar a aprovação e a benção de Deus, mas que não devamos ser egoístas a ponto de imaginar que não devamos levar nada para esse momento litúrgico. É preciso levar uma vida santificada, limpa, digna. Então a oração, o cântico, o sacramento, o ofertório, a exposição da Palavra serão expressões legítimas de nossa religiosidade sem nenhum traço de hipocrisia como era o culto nos dias em que Jesus visitou Jerusalém (Mateus 6.1-18).

Amém!

Escreveremos sobre Evangelização e Edificação nos próximos posts.