RECINTOS DO BLOG

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ÍGREJA PRESBITERIANA: QUEM SOMOS E EM QUE CREMOS

“Quem nós somos determina aquilo que fazemos”. Se somos palmeirenses, torcemos para o palmeiras. Se somos são paulinos, torcenos para o São Paulo e assim por diante.


Se nos definimos como cristãos, devemos imitar a Cristo. Se somos Cristãos Presbiterianos devemos viver como tal.


Mas por que somos chamados Presbiterianos? Você saberia me responder?


O termo Presbiteriana tem a ver com o tipo de governo, de administração da Igreja. Chamamos nossa Igreja de Presbiteriana porque ela é governada e administrada pelos Presbíteros. 


A palavra Presbítero é um termo grego que significa, Ancião. Portanto, a Igreja Presbiteriana é governada e administrada por um grupo de homens, eleitos pela Igreja local, que recebem o título de Presbíteros.


A Igreja Presbiteriana do Brasil é o resultado do esforço missionário de um jovem norte-americano chamado Ashbel Green Simonton. Esse jovem chegou aqui em 12.09.1859 e logo começou a pregar o evangelho do Senhor Jesus Cristo em uma perspectiva Reformada.

Mas qual é a base da nossa fé? Quais são as colunas principais nos quais nossa Igreja está alicerçada?

A BÍBLIA
1.    Leia em sua Bíblia o texto de II Timóteo 3.14-17 - Cremos que a Bíblia é a Palavra infalível, e inerrante de Deus. A Bíblia é nosso único meio de Regra, Fé e Prática. A Bíblia é a Palavra de Deus, não porque a Igreja declare isso, mas porque ela mesma afirma isso de si. Nenhuma instituição tem autoridade sobre a Bíblia. Pelo contrário, toda e qualquer instituição deve ser submetida aos princípios que a Bíblia esboça. 


A SALVAÇÃO
2.    Leia em sua Bíblia Efésios 2.1-10. Cremos que a Salvação é totalmente pela Graça e que nossas obras não tem o poder de nos justificar diante de Deus. As obras não salvam, se assim fosse Jesus teria morrido em vão. Ele morreu para, com sua morte, expiar nossos pecados, e nos justificar diante de Deus o Pai. Nada há nada que possamos fazer que tenha a possibilidade de levar Deus a nos perdoar, a não ser crer em Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor, mostrando isso em nossa vida como verdadeiros discípulos de Cristo. 
 

A TRINDADE
3.    . Leia e compare Deuteronômio 6.4 e João 1.1. Cremos que Deus se apresenta em três distintas pessoas. Deus o Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. São três pessoas mas um só e o mesmo Deus, da mesma essência e natureza. É verdade, admitimos, que não conseguimos compreender como isso pode ser assim, todavia é assim que a Bíblia descreve nosso Deus. E, se cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, não devemos questionar, ainda que não entendamos. Há muitos fenômenos físicos que ainda não entendemos, mas nós os aceitamos, como por exemplo a composição do átomo e sua divisibilidade


A IGREJA
4.    Nós os presbiterianos cremos que a Igreja é o corpo de Cristo e que Cristo é a Cabeça desse corpo. Cremos que Jesus não apontou para Pedro como Papa e que essa ordem é totalmente estranha às Escrituras Sagradas. Pedro não foi o primeiro Papa, como não há nenhum mandamento para que se estabeleça essa ordem na Igreja. O único homem que não pecou é Jesus, todos os demais pecam porque, em essência, nasceram pecadores. Nascemos originalmente pecadores.


A ADORAÇÃO
5.    Nós os presbiterianos não usamos imagens porque procuramos cumprir com o segundo mandamento que é explícito em proibir a confecção e a adoração de imagens, de qualquer divindade que possamos imaginar existir. Até a imagem do próprio Deus é nos vetado criar, pois diz a Bíblia que Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e verdade. João 4.24.


A RESSURREIÇÃO DE CRISTO: MODELO
6.    Nós os presbiterianos cremos que, na volta de Jesus, todos os mortos haverão de ressuscitar. Uns para a glória eterna e outros para o horror eterno. Os que estiverem vivos serão transformados. Essa será a manifestação da justiça de Deus. Não cremos na reencarnação pois, Jesus, nosso modelo, não reencarnou, mas segundo a Bíblia Sagrada, Ele ressuscitou e a mesma Bíblia diz que assim como foi com Ele será como todos aqueles que crêem nele, que o adoram, que o servem e que guardam sua maravilhosa volta. Leia I Coríntios 15. Cremos que é dado ao homem o direito de morrer uma única vez e depois disso vem o juízo. Leia Hebreus 9.27.


A MANUTENÇÃO DA OBRA.
7.    Nós os presbiterianos cremos que a manutenção da Obra do Senhor é sustentada pelos irmãos que fielmente entregam seus dízimos, que é a décima parte de tudo aquilo que recebem como fruto do seu trabalho ou de outras rendas consideradas honestas, legais e justas. Fazemos levantamento de ofertas em épocas esporádicas com objetivos específicos, tais como fazemos em todos os segundos domingos de cada mês quando destinamos a oferta para o campo missionário. Todavia, ser Dizimista fiel ou mesmo ofertista é uma decisão pessoal e não obrigamos ninguém a fazê-lo contra sua mente ou seus princípios. Não fazemos uso de nenhum argumento que sirva de coerção moral ou psicológica. Deus abençoa aquele que dá com alegria. Leia Malaquias 3.10, II Coríntios 9.7. Informamos também que todos os balancetes de cada mês do ano são afixados nos murais da Igreja, em lugar público, onde todos podem tomar conhecimento de como os proventos recebidos são administrados pelo Conselho da Igreja.


O mesmo raciocínio aplica-se aos Batistas, Assembleianos, Metodistas, Congregacionais...Bem mais sobre isso alguém dentre eles deve escrever em seu próprio Blog e espaço....Aqui quem escreve é alguém que é Presbiteriano e tem muito orgulho disso.