RECINTOS DO BLOG

terça-feira, 22 de novembro de 2011

FAZENDO O CAMPO DO SENHOR FLORESCER...

FAZENDO O CAMPO DO SENHOR FLORESCER.



                Jesus foi o primeiro missionário na história do Cristianismo. Foi Ele quem trouxe as Boas Novas de Salvação ao mundo que jazia nas trevas da ignorânica, na escuridão da desesperanças, nas veredas da injustiça e do engano. Jesus veio, viveu, morreu e ressuscitou (Isaías 9.1-7). Ele trouxe as boas novas e Ele mesmo era o conteúdo dessas boas novas. Ele era o sumo sacerdote e ao mesmo tempo o cordeiro que foi sacrificado, cujo sangue derramado foi o preço pago pelos pecados daqueles a quem Deus escolheu antes da fundação do mundo (Efésios 1.1-14).



                Pouco antes de subir aos céus ele revelou aos seus discípulos qual seria a missão que lhes confiaria. (Mateus 28.18-20) Jesus disse de forma diferente e diversa que os seus discípulos deveriam ir e para onde fossem deveriam pregar o evangelho e fazer discípulos. Isso é o que chamamos de Missão em Lato senso, ou seja, um compromisso que é de todos aqueles que foram regenerados, feitos novas criaturas, nasceram de novo espiritualmente falando.  Do ponto de vista institucional, em um estrito senso, Missões começou com o comissionamento de Paulo e Barnabé quando estes eram membros da Igreja de Antioquia da Síria. Quero fazer algumas considerações a esse respeito.



1.   PARA SER MISSIONÁRIO É PRECISO TER PREPARADO. Paulo e Barnabé estavam entre os pregadores e mestres daquela Igreja. Em tempos nos quais encontramos oferecimento de “cursos relâmpagos para formar pastores”, não seria de se estranhar pessoas se oferecendo para o exercício missionário só porque sabe se comunicar, tem poder de persuasão e assim por diante.



2.  PARA SER MISSIONÁRIO É PRECISO ESTAR ATUANTE. Deus não usa os desocupados, os indiferentes. Moisés não estava no ócio quando foi chamado à liderança da Igreja do Novo Testamento. Barnabé e Paulo eram mestres e pregadores. Isso faz supor que eles evangelizavam e doutrinavam. Ou seja, não eram apenas ouvintes e nem tampouco meros espectadores, eram homens engajados e compromissados com a obra da proclamação do evangelho e do doutrinamento dos convertidos.



3. PARA SER MISSIONÁRIO É PRECISO SER SEPARADO PELO ESPÍRITO SANTO. Atos 1.8 mostra que o poder para testemunhar não reside no aporte intelectual de uma pessoa, mas sim na sua refinada espiritualidade manifesta pela presença do Espírito Santo em sua vida. A pessoa pode ter boa formação teológica e intelectual. Ela pode ser atuante na Igreja, mas é preciso mais do que isso. Aqui temos uma questão subjetiva. O mesmo ocorre quando alguém diz ao Conselho da Igreja que é vocacionado para o Sagrado Ministério. O simples dizer não é suficiente. É preciso que a pessoa dê demonstrações claras do seu chamado e de que ama a obra missionária.



                Paulo e Barnabé, partiram para a primeira viagem missionária enviados pela Igreja de Antioquia da Síria. Foi uma viagem cheia de desafios como as outras duas seguintes, e como tem sido ao longo dos tempos. Pregar o evangelho é sempre uma missão desafiadora, pois somos apenas semeadores. Quem faz cair a chuva sobre a semente (a Palavra que pregamos), e a faz germinar, brotar, crescer e frutificar, é Deus. A lavoura é Dele e não nossa. Tampouco iremos colher os frutos, isso é obra divina e não nossa. A nós, como indivíduos e Igreja, cabe a privilegiosa missão de semear sabendo que quanto mais semeamos, mais chuvas de bênçãos teremos fazendo o campo do Senhor florescer.