RECINTOS DO BLOG

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O DIA SANTO II

“Resgatemos o prazer de termos um Dia no qual não pensamos em nós mesmos mas sim no Deus que nos criou”.
Rev. Mauro Sergio Aiello

Convencidos de que o primeiro dia da semana é um dia Santificado ao Senhor, cabe perguntar como essa santificação se concretiza, como santificar esse dia?

A resposta é:
“Devemos santificar o Domingo com um santo repouso por todo esse dia, mesmo nas ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias; devemos empregar todo esse tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, exceto o tempo preciso para as obras de pura necessidade e misericórdia”. Breve Catecismo – Pergunta e resposta 60.

Queremos dar algumas sugestões de ordem prática sobre o que podemos fazer nesse dia que realmente implique em que o mesmo seja santificado. Devemos lembrar que nosso corpo precisa desse descanso, desse repouso para poder repor as energias. Então lembre-se que:

1. Nada de madrugar nesse dia. Não é saudável que fiquemos até de madrugada em qualquer atividade, até aquelas que não são consideradas pecaminosas. Se essa atividade comprometer nosso desempenho durante o restante do dia, então não devemos praticá-la. Digo isso porque não são poucos os que vão dormir tarde, já na madrugada desse dia santo e depois não têm disposição para o Culto Público Matutino, Escola Bíblica Dominical e outras atividades do Dia do Senhor, culminando com o Culto Vespertino como é adotado em nossa cultura religiosa. É muito comum observar gente bocejando no Culto Noturno e com aquela disposição negativa, ou seja, se o Culto se estender um pouco além do horário normal, lá vem crítica.

2.  Levante cedo, faça sua oração, sua higiene pessoal, o desjejum e vá com horário suficiente para chegar pelo menos cinco minutos antes do início das atividades. Não esqueça de levar sua Bíblia. Não vamos à roça sem a enxada; não vamos à Igreja sem a Bíblia e o Hinário.

3.  Após o Culto Matutino (nas igrejas onde há Culto Matutino) e Escola Bíblica Dominical, faça sua refeição. Após a refeição tire pelo menos um tempo (2 horas, por exemplo) para repouso. Assim você vai estar alerta para o Culto Noturno e com certeza não vai dormir.

4. Se você se considera descansado e com disposição física, faça uma visita a um irmão em Cristo. É bom certificar-se que esse irmão terá disponibilidade para te receber. É bom desenvolver a comunhão visitando os irmãos. Não permita que haja distanciamento entre você e seus irmãos na Igreja. Vamos manter a chama da unidade e nos estimularmos uns aos outros. “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.” (Hebreus 10:24) Transforme a tarde do Domingo num ato de preparação para o Culto de Adoração na noite que está por vir. Nós nos preparamos para tantas coisas nessa vida, e muitas vezes nos esquecemos da importância do preparo que devemos ter para o momento no qual nos reunimos como filhos de Deus com o objetivo de Adorá-lo em Espírito e em Verdade. Lembre-se: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!” (Jeremias 48:10a)

5. Se você canta no Coral e o mesmo ensaia no domingo a tarde, procure chegar em tempo, dê o melhor de si. O ensaio é tão importante quanto o momento do Culto. Cante e testemunhe através das músicas que você canta com os demais irmãos do Coral. Quantas pessoas ouviram o evangelho e foram convertidos pela instrumentalidade da música na Igreja. A música é tão importante na vida cristã que o maior livro da Bíblia trata disso (Salmos).

“Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o SENHOR, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês. Em seis dias eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o SENHOR, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.” (Êxodo 20:8-11)

São palavras que visam te orientar em como aproveitar de forma sábia o Dia do Senhor de tal maneira que ele seja realmente Santificado e como resultado, você receba a edificação, o crescimento e o estímulo que a alma humana tanto almeja e necessita receber.

Certamente há muitas outras considerações úteis a esse respeito, mas devemos sempre nos lembrar do quanto é importante que o Dia do Senhor seja realmente dEle e para Ele.