RECINTOS DO BLOG

sábado, 18 de dezembro de 2010

AS LÁGRIMAS DA ALMA

Pode a alma verter lágrimas? Sim, creio que a alma pode chorar.

Eu vi lágrimas escorrendo pelo rosto de uma linda ovelha que havia recebido a notícia de que tinha sido operada para a extração de um tumor no intestino. Ela me falou de sua apreensão a respeito de sua enfermidade, mas revelou que estava mais preocupada com seus filhos, um casal lindo de crianças alegres e felizes. Ela me disse que queria melhorar para poder continuar criando seus filhos e principalmente testemunhar de Jesus para eles.

Confesso que chorei, mas chorei por dentro. Foi minha forma de pesar e de tristeza por causa daquela ovelha que estava ferida, insegura, triste. Foram as lágrimas de minha alma, porque a alma chora e a minha chorou, se derramou.

Nestes meus 21 anos de Pastorado o que mais tenho feito é aprender. São tolos os que pensam, ao saírem do Seminário, que vão ensinar, exercer a docência, pura e simplesmente. Se há uma enorme verdade que eu aprendi nestes meus anos de ministério é que o Seminário é útil para que aprendamos a interpretar corretamente as Escrituras Sagradas, aprendamos a expô-la com fidelidade, mas cuidar das ovelhas em circunstâncias como a relatada acima, é lição que aprendemos vivenciando-as.

Confesso que quando aquela jovem mãe me disse que tinha um tumor e que estava aguardando o resultado da biópsia, fiquei boquiaberto. Ao ver suas lágrimas rolando por seu rosto, chorei por dentro e orei pedindo a Deus que me desse palavras sábias e vindas do alto para aquele momento de dor. Lembrei-me do hino que diz: “Com tua mão segura bem a minha, pois eu tão frágil sou, ó Salvador. Que não me atrevo a dar jamais um passo, sem teu amparo, Cristo, meu Senhor”. Li para ela um texto intitulado “OS SOFRIMENTOS’, e em seguida orei. Fiquei por ali mais alguns minutos e depois, despedi-me dela, mas as lágrimas de minha alma continuavam a derramar.

Como Pastor tenho vivido experiências emocionais muito fortes. Não é nada fácil encarar situações como essa descrita acima. Faltam palavras e é muito importante que sejamos mesmo muito econômicos com elas. O que dizer para alguém que recebeu uma notícia assim? Que essa é a vontade de Deus? Que ela deve determinar e não aceitar a doença, como alguns “profetas” modernos ensinam? Que tudo vai dar certo no tratamento e ela vai ser curada?

Creio que em uma hora como essa o melhor que temos para fazer mesmo é aceitar o conselho de Paulo quando escreveu aos romanos: “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”. (Romanos 12.9-15).

Foi o que fiz, chorei! Por dentro, mas chorei. Apesar das lágrimas, continuo cheio de esperança porque estou convencido de que Deus tem o melhor dele reservado para cada filho. Se nós os pais humanos damos boas coisas aos filhos porque seria diferente no caso do Papai do Céu, ainda que não entendamos seus desígnios, ainda que seus caminhos sejam cheios de desafio e difíceis de entender e aceitar, ainda que a montanha seja muito alta, ainda que nos falte entendimento sobre as circunstâncias, ainda que pareça que a tempestade vai fazer o barco naufragar, ainda que os sonhos e projetos pareçam se apagar, ainda que sua vontade nos faça chorar.....lágrimas que serão definitivamente enxugadas por Ele mesmo.

Continuo chorando por minha querida ovelha. Acordo de madrugada e oro por ela e por todas as outras. Como Pastor eu só posso ir até aí. Jesus o Supremo Pastor se incumbe de fazer aquilo que está além de minhas forças e potencialidades. Então volto a dormir mesmo tendo derramado as lágrimas da alma, porque a alma também chora.