RECINTOS DO BLOG

domingo, 8 de abril de 2012


A RESSURREIÇÃO DE JESUS

"Em sua morte Jesus pagou (expiou) nossa dívida (pecado). Em sua ressurreição Deus mostrou que estaba satisfeito. São esses os dois lado do evangelho, das boas-novas". Mauro Sergio Aiello


Deus nos visitou na pessoa de Jesus seu amado filho. A encarnação do Verbo já faz parte da humilhação a que Jesus se submeteu por obediência ao Pai e amor aos Eleitos. Seu ministério terreno, (seu sofrimento, morte vicária e expiatória), ganha sentido e fulgor na ressurreição. Ele, com a ressurreição, venceu a morte, o mais algoz inimigo do homem. Ele ressuscitou pelo grande poder de Deus. Em sua ressurreição Jesus matou a morte, podemos dizer assim.

Se por um lado a serpente feriu o calcanhar da semente da mulher (Gênesis 3.15) ao fazer moer o salvador naquela cruz (Isaías 53), por outro lado o túmulo vazio representa o golpe derradeiro na serpente, pois a ressurreição é a vitória fragorosa contra a morte que entrou no mundo por causa do egoísmo que levou nossos primeiros pais a cometerem o pecado da desobediência. O primeiro Adão desobedeceu, mas o segundo Adão (Cristo) obedeceu  o Pai (Filipenses 2.1-11) vivendo uma vida sem pecados e por isso pode se apresentar naquela cruz com a autoridade de alguém que tinha suficiente crédito para representar os eleitos de Deus.

É preciso que compreendamos que a ressurreição de Jesus é a coroa da proclamação do evangelho. A ressurreição de Jesus faz do evangelho, as boas-novas. É o túmulo vazio que traz sentido para o martírio da cruz. Se Jesus não tivesse ressuscitado seu ministério teria sido parcial. A ressurreição foi a prova cabal de que a dívida estava paga!  O cerne das mensagens de Pedro e Paulo no livro de Atos dos Apóstolos era exatamente esse, ou seja: - Sim Jesus foi morto, mas ele ressuscitou provando ser o Messias, o Cristo de Deus.

A ressurreição de Jesus é a certeza de nossa ressurreição. (I Cor.15.12) Se Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos também. No capítulo 15 da primeira carta de Paulo aos Coríntios, onde ele discute a respeito de verdade da ressurreição, esse ponto fica claro, ou seja, Jesus é a primícia dos que dormem. (I Cor.15.20)

Jesus venceu a morte no sentido em que a morte não tem mais poder sobre ele. A teoria reencarnacionista faz do ser humano uma vítima constante da morte. Mas a ressurreição de Jesus foi uma vitória completa contra a morte e assim como foi com ele, será conosco também. A ressurreição de Jesus foi uma vitória completa sobre a morte porque ao morrer Jesus expiou nossos pecados e assim a morte para o cristão não é mais uma maldição, mas sim uma benção. João escreveu: “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem de suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”. (Apocalipse 14.13)

Nós cristãos precisamos comemorar a ressurreição de Jesus, não apenas nessa época do calendário litúrgico, mas sempre, porque afinal de contas Jesus disse que estaria conosco todos os dias até a consumação do século.  Ele continua sendo o Emanuel, o Deus conosco porque venceu a morte! Ele não foi o Emanuel, Ele ainda é pois ressuscitou e vivo está. A presença do Cristo ressurreto em nossas vidas deve representar um grande privilégio. O cristão nunca está só, Jesus está nele e ele está em Jesus. A presença de Jesus é real. Ele é nossa companhia constante. Ele nos vê e nos ouve em tempo real.

A ressurreição de Jesus abre para mim e para você um novo caminho de relacionamento com Deus o Pai. Quando Jesus disse que era o caminho, a verdade e a vida Ele estava dizendo que somente com Ele podemos ter um relacionamento com Deus, que outros meios são falsos e que somente nele, que ressuscitou, há vida em plenitude em um mundo de morte e trevas. Cristãos, cantemos e celebremos a ressurreição do nosso Salvador porque nela podemos ter a certeza de nossa ressurreição no feliz dia do Seu segundo advento.