RECINTOS DO BLOG

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SEJA SEMPRE GRATO

A gratidão é a memória do coração. Quanto a essa virtude podemos até exagerar.

Outro dia, me levantei e cedi meu lugar para uma senhora se sentar. Ela, apoiada por sua filha, olhou nos meu olhos e quando imaginei receber um sorriso denotativo de gratidão, ela simplesmente baixou os olhos se sentou e não disse absolutamente nada. Confesso que não fiz a gentileza para receber a honra do agradecimento, mas fiquei decepcionado porque essa era uma atitude apropriada para o momento.

Jesus viveu uma experiência semelhante. Lucas fala a respeito dos dez leprosos que clamaram por cura, mas somente um deles voltou para agradecer (Lucas 17). A ingratidão é fruto do coração vitimado pelo egoísmo.

A cada dia que passa atitudes e palavras de gratidão se tornam mais raros. Nossos dias têm sido tão caracterizados pela correria que parece que temos deixado de praticar alguns princípios tão elementares da vida. Pedir por favor e agradecer o benefício recebido são dois desses princípios elementares.

Há bonitos hinos e cânticos denotativos dessa virtude tão pouco praticada hoje em dia. “Graças dou por esta vida, pelo bem que revelou. Graças dou pelo futuro e por tudo que passou, pelas bênçãos derramadas, pelo amor pela aflição. Pelas graças reveladas, graças dou pelo perdão” é um desses hinos.

Gosto de cantar o famoso Meu Tributo, tanto em Coral como solo. Há várias versões dessa canção e todas elas são muito bonitas.

Em minha casa temos cultivado o hábito de agradecer sempre o alimento que temos sobre nossa mesa. Reconhecemos que o pão de cada dia é fruto da graça e da misericórdia de Deus. O pão que temos tido é um milagre que se repete e ao nos assentarmos à mesa para comê-lo não podemos nos esquecer de agradecer. É importante lembrar que na oração que Jesus ensinou ao seus discípulo ele instrui a que peçam o pão: “..o pão de cada dia, dá-nos hoje”. (Mateus 6.11) Há um provérbio árabe que diz: "Se te sentaste e comeste, mas não agradeceste, comeste como um pagão".

A gratidão é uma atitude somente praticada por aqueles que têm o coração nobre. Há tanto pelo que devemos ser gratos:

Seja grato a Deus, por tudo, mesmo diante das dificuldades. Seja grato as pessoas que te ajudam ou te ajudaram. Seja grato não somente pelas grandes conquistas, mas, também pelas pequenas. Saiba honrar aqueles que estão do teu lado (família, trabalho,igreja), e verbalize isto. Dizer muito obrigado é muito importante. Não esqueça dos benefícios que fizeram a você. Uma pessoa grata tem um olhar de fé e de esperança. Uma pessoa grata é feliz e revela humildade de coração. Uma pessoa grata divide o que possui é generosa porque sabe muito bem o significado de um ato de bondade. O ingrato é egoísta.

Uma pessoa grata sabe o valor de ajudar os outros.

Charles Plumb era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Plumb saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.

Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:- Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo? Plumb, intrigado, perguntou - Sim, como sabe? O garçon respondeu - Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade? Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu: - Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje. Muito obrigado! Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, lembrando-se de quantas vezes havia passado por aquele homem no porta-aviões e nunca lhe disse nem um "bom dia". Era um piloto arrogante e aquele sujeito, um simples marinheiro. Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia. Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia: "Quem dobrou seu pára-quedas hoje?". Todos temos alguém cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante. Precisamos de muitos pára-quedas durante o dia: físico, emocional, mental, espiritual.


Jamais deixe de agradecer. Seja sempre grato, reconhecido.