RECINTOS DO BLOG

domingo, 10 de junho de 2012

SINOPSE DO SERMÃO - 11.06.2012

A NECESSIDADE E OS BENEFÍCIOS DA REGENERAÇÃO

Texto: João 3.1-21

Introdução: 

Quem era Nicodemos. Sua importância e o motivo que o levou até Jesus. 
Nicodemos era um fariseu que acreditava que a piedade era uma questão de exterioridade.
Quem era Jesus, sua forma direta de tratar a questão que angustiava Nicodemos.
Jesus vai ensinar a Nicodemos que piedade é uma questão de interioridade e introduz a questão da regeneração, do novo nascimento, um fenômeno, um milagre que vem do alto para dentro de todo aquele a quem Deus escolheu antes da fundação do mundo.

Porque precisamos nascer de novo, ser regenerados, ressuscitar espiritualmente?

PRECISAMOS NASCER DE NOVO PORQUE VIEMOS A ESTE MUNDO MORTOS ESPIRITUALMENTE.

Quais os resultados do novo nascimento, da ressurreição espiritual, da nossa regeneração?

1. Arrependimento.
É a regeneração que faz com que você veja quem realmente você após ter os olhos da alma abertos para poder contemplar ao próprio Deus. Essa contemplação te faz ver a tua pequenez ao ao ver a grandeza de Deus; que faz você ver a tua pecaminosidade ao ver a santidade de Deus; que mostra a tua transitoriedade enquanto observa a eternidade de Deus.

Somente quando Deus nos faz regenerar é que passamos a ver Deus como ele é e então concluirmos o que e quem nós somos. 

Uma contempleção assim nos fará clamar como os judeus que estavam em Jerusalém por ocasião da celebração do Pentecoste, e que acusaram os cristãos de estarem bebados ao ouví-lo falar em línguas as grandezas de Deus.

Pedro prega o evangelho para eles e aproximadamente três mil são regenerados e como consequência eles mesmo perguntam: "Irmãos, que faremos?". E Pedro responde: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo". Atos 2.38 

Paulo escrevendo aos romanos em Romanos 2.4. deixou claro esse ponto: "Ou será que vocêdespreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento".

2. Fé. 

Jesus disse a Nicodemos: "Quem nele (em Cristo) crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado". João 3.18 


A fé não salva, mas sem fé é impossível alguém ser salvo. Quem salva é Jesus. Você precisa crer Nele como teu salvador único e pessoal. E essa fé é um dom que Deus faz brotar no coração regenerado. A fé não é um assentimento intelectual, uma concordância intelectual. A fé não é um ato no qual, após longos anos de estudo você conclui que de fato Jesus é o salvador e que deve crer nele. A fé é um dom de Deus. A fé é a resposta adequada ao recurso divino para nossa redenção e ela só se torna possível após o coração ter sido regenerado.

Paulo escreveu aos efésios: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de voces, e dom de Deus". Efésios 2.8 - É a graça de Deus que nos salva, mas para que isso seja possível, é precisamos que creiamos, tenhamos fé em Jesus como nosso salvador e senhor.

O fato de Deus nos declarar justificados está atrelado à nossa resposta por meio da fé. "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo". Romanos 5.1 

A fé é operosa e não uma mera postura intelctual. Por isso nosso modelo de vida em todas as suas dimensões são moldados a partir da vontade de Deus e não das paixões e padrões do mundo. "Sem fé é impossível agradar  a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam". Hebreus 11.6 

Que te faz ver o invisível, crer para ser salvo, justificado e santificado.

3. Salvação.  
Quem crer não irá perecer. Foi o que Jesus disse à Nicodemos. O novo nascimento, a regeneração nos faz ultrapassar o abismo que nos separarava de Deus e nos leva a vivermos um relacionamento de intimidade com ele. Aquele relacionamento que nossos primeiros pais tinham antes de pecarem e serem expulso do Éden e da presença de Deus. "...para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha A VIDA ETERNA". João 3.16

A Regereneração mostra a ordem da salvação - Arrependimento, fé e salvação.

Deus o abençoe.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

A NECESSIDADE E OS BENEFÍCIOS DA REGENERAÇÃO

Queridos

Esse é o tema de nosso Sermão que está baseado no texto de João 3.1-21. Ore a Deus pedindo que Ele ilumine o pregador e a você que irá ouvir. Precisamos de iluminação para podermos entender o que Jesus diz a esse respeito e o que a Escritura como um todo ensina sobre Regeneração, Novo Nascimento, e os benefícios advindo desse novo estado em que o homem se encontra depois da intervenção secreta de Deus em nossos corações.

Que Deus abençoe você. Ore, venha e traga visitantes.

Domingo no horário das 19H00.

Há um estacionamento disponível para você por apenas R$2,50. Pegue o ticket e peça a um dos nossos Diáconos de plantão que o carimbe.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A BÍBLIA - SAGRADA ESCRITURA - PALAVRA DE DEUS.

A BÍBLIA E A SABEDORIA  (Salmo 119.11)

“A Bíblia é o mapa para o viajante errante; o guia para quem não sabe como chegar; o manual pra vida em cada instante a fonte de água pra sede matar”.

Ser sábio é muito mais do que ter conhecimento. A grande maioria dos cristãos conhece a Bíblia Sagrada, mas somente aqueles que colocam este conhecimento em prática é que verdadeiramente são sábios. Spurgeon, o grande pregador disse: Sabedoria é o correto uso do conhecimento. Conhecer não é ser sábio. Há muitos homens que possuem grande soma de conhecimento, e são não obstante os maiores tolos. Saber como usar o conhecimento, isto sim é sabedoria”.

Cremos que seria de boa escolha que parássemos para pensar mais seriamente sobre nossa relação com a Bíblia, a Palavra de Deus. Particularmente, ficamos emocionados quando nos referimos à Bíblia desta maneira, ou seja, definindo-a como a Palavra de Deus, porque com isto estamos dizendo que quando abrimos a Bíblia, Deus usando das palavras ali registradas, fala conosco e revela-se a nós de uma maneira muito especial.

A história dos grandes homens é a história daqueles que olharam para a Bíblia com maior sinceridade e responsabilidade. Veja por exemplo o que o grande evangelista Dwight L. Moody disse: “Empunhe a Bíblia inteira: não uma parte dela. Um guerreiro não se engaja em uma batalha apenas com um pedaço de espada”. A Bíblia é uma Biblioteca que possui 66 livros, que foram escritos num período aproximado de 1400 anos, por mais ou menos 40 autores, que viveram em épocas distintas e distantes um do outro. Conhecer o mais que puder, e praticar aquilo que nela aprendemos, fará de nós, soldados mais prontos, mais equipados para os confrontos e as vicissitudes desta vida aqui.

Thomas Watson disse: “A Bíblia revela o coração ímpio do homem e o coração indulgente de Deus”.  Vocês já pensaram o que seria de nós se Deus nos tratasse como nós temos tratado a maioria das pessoas que “nos ofendem”? Nós, por certo, já teríamos deixado de existir há muito tempo. Mas não tem sido assim, simplesmente, porque nosso Deus é misericordioso.

Cecil Richard afirmou: “Dê-me uma Bíblia e uma candeia, e podem me enclausurar em um calabouço, pois serei capaz de dizer o que se está passando no mundo”. E pensar que a grande maioria dos “cristãos” gasta horas a fio diante de um aparelho de televisão ou jogando videogame ou fazendo qualquer outra coisa, enquanto a Bíblia empoeira-se nas estantes.  A Bíblia não deve ser apenas utilizada no Domingo quando empreendemos nossa caminhada para a Igreja. Ela deve ser lida sempre, deve ser consultada sempre. Não conheço sequer uma pessoa, dentro do cristianismo, que tenha realmente sido uma benção, que não fosse uma pessoa que amasse e lesse constantemente a Bíblia.

Muitas foram as tentativas para se destruir a Bíblia. A história fala de governantes que promoveram fogueiras nas quais seus súditos eram obrigados a queimar suas Bíblias. Todavia esses governantes nunca apresentaram nada que fosse melhor do que a Palavra de Deus.  Não somos bibliólatras, mas amamos a Deus porque nos deixou sua Santa Palavra que nos orienta. Louvemos a Deus por sua Palavra, pois somente ela pode nos tornar sábios em tempos de tanta insensatez e ignorância.

Rev. Mauro Sergio Aiello