RECINTOS DO BLOG

terça-feira, 15 de maio de 2012

COMUNHÃO (Pensamentos centrais de nossa Exposição Bíblica de domingo, dia 13.05.2012, baseada em Atos 2.42).

O tema da IPBMC para esse anos de 2012 é: IPBMC - Uma Igreja que persevera na Doutriana, na Comunhão, no Partir do Pão e nas Orações.

O tema não é uma mera abstração intelectual, um exercício de mentalização de algumas verdades. O tema é um alvo, um objetivo que propomos seja refletido e praticado por todos os membros individualmente e coletivamente.

Precisamos melhorar nosso conhecimento de nossas doutrinas. "Quem não sabe para onde ir já está perdido antes mesmo de sair", diz um ditado popular. Outro ditado popular diz: "Para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve". É isso que temos visto no evangelicalismo brasileiro. As pessoas não sabem o que querem e por isso qualquer coisa que se lhe ofereçam servirá. Enganoso é o coração, preceitua a Bíblia Sagrada. Por isso, o que queremos precisa ser filtrado, pela Bíblia. Tiago diz que pedimos para esbanjar em nossos próprios prazeres.

Outros querem coisas que na verdade não devereriam querer. Prosperidade patrimonial, bens materiais, por exemplo. Não é o que o homem possui que lhe garante real e verdadeira felicidade. Entretanto, infeliz e tristemente, há muitos mercadores da Palavra que afirmam que são os canais para que os que desejam prosperidade, as recebam; desde que levem a "ofertinha", é óbvio. Então na verdade isso é um tipo de estelionato simplesmente porque prometem o que não podem prometer, o que não há embasamento teológico para prometer. Zaqueu pegou o caminho contrário. Ele tinha tudo, havia enriquecido corruptamente, e então ao conhecer Jesus, ele percebeu que esse Jesus seria o maior bem que ele poderia ter aqui mesmo e assim sendo resolveu abrir mão de metade do que tinha, restituir quatro vezes mais àqueles que ele havia defraudado. Já no caso do jovem rico foi diferente. Ele saiu triste porque o seu coração estava preso nos bem materiais e temporais.

Vivemos dias confusos. Somente a Bíblia sendo pregada, lida e refletida com fidelidade, pode abrir nossos olhos do coração de tal maneira que produza em nós aquela referência e verdadeiro temos característicos naqueles que servem a Deus e não querem se servir Dele. 

Por isso a IPBMC precisa reestudar e aprofundar no estudo das Escrituras. A IPBMC precisa conhecer e praticar a Palavra de Deus. Cada um de seus membros deve estar preocupado em fazer a vontade de Deus que está na Bíblia. 

Isso será de primordial importância para que mantenhamos a Comunhão uns com os outros. Nossa comunhão comunitária depende do quanto e do quão profunda é a nossa comunhão com Deus. Gente que abandona o convívio com a Igreja, se ausenta, se furta a frequentar a Igreja, e que vive ressaltando os defeitos dela, que vivem criticando sua teologia, sua liderança, na grande maioria dos casos, esta em conflito com o próprio Deus, não tem comunhão íntima com Deus, não se alegra em Deus. Normalmente as pessoas que estão "de mal" com a Igreja é porque estão "de mal" com Deus. 

Quando nossa relação com Deus é íntima e profunda, temos prazer em estar com os irmãos em participar das nossas expressões eclesiásticas. Temos alegria em participar de todas as atividades sejam elas quais forem. Todavia, quando estamos com nosso relacionamento fraturado com Deus, então ficamos procurando desculpas para nos ausentarmos, para não participarmos das atividades, justificando que há defeitos e equívocos aqui e acolá.

Paulo escrevendo sua carta aos efésios vai dizer, nos primeiros seis versículos do capítulo quatro, que a humildade, a mansidão, a longanimidade e o suporte em amor, são fatores que devem ser considerados como esforços para que demonstremos nossa condição de novas criaturas contribuindo para a unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja, seja ela em âmbito mundial ou local.

A comunhão é importante. No Salmo 133 aprendemos que na comunhão e unidade da Igreja (naquele caso a Igreja do Antigo Testamento, Israel), Deus ordena sua benção e a vida para sempre. 

Membro da IPBMC: aprofunde-se em sua comunhão com Deus. Busque ouví-Lo todos os dias em sua Palavar e falar com ele por meio da oração. A vida cristã é um constante diálogo entre o Deus Pai e aquele que em Cristo foi feito seu filho e isso acontece quando somos diligentes e zelosos na prática e uso dos meios da graça (leitura da Bíblia, oração, participação na Ceia do Senhor e comunhão constante com os irmão). Uma brasa fora do braseiro acaba por esfriar e se tornar inútil.

Que Deus nos abençoe na perseverança na Palavra e também na Comunhão com Deus e uns com os outros.

Rev. Mauro Sergio Aiello

Nenhum comentário:

Postar um comentário