RECINTOS DO BLOG

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A PALAVRA DE DEUS

Hoje (12.12.2010) comemoramos o Dia da Bíblia, a Escritura Sagrada, a Palavra de Deus. Ela é nossa Única Regra de Vida, Fé e Prática. Com isso estamos declarando que mais nada, absolutamente mais nada, pode servir como regra para a nossa vida, a não ser a Bíblia Sagrada. Com ela, em nossas mãos, temos o deliniamento para toda nossa conduta quando precisamos definir o que é certo e o que é errado. Jesus deixou esse ponto claro quando afugentou o diabo na tentação a que foi exposto no deserto ao responder por três vezes: “Está escrito”, e ter dito “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4).

Outra verdade que precisamos enfatizar sobre a Bíblia é que ela tem autoridade sobre a Igreja e não o contrário. Ou seja, é a Bíblia que determina o Modus Vivendum e Modus Operandum da Igreja. A Igreja existe por causa da Bíblia, não o contrário. Não podemos tirar e nem acrescentar nada a ela. A Igreja não tem autoridade sobre a Bíblia. Cabe à Igreja, estudar com zelo as Escrituras para poder ser instruída em como viver de forma a agradar ao Deus que a comprou com o precioso sangue de seu Filho amado.

A Bíblia é o instrumento criado por Deus para criar, conven cer, converter e conformar o seu povo. Com o Poder de sua Palavra, Deus trouxe tudo à existência. Com o Poder de sua Palavra ele chamou a Abraão em meio à idolatria em um mundo de densas trevas, assim como ordenou a Zaqueu que descesse do sicômoro para receber o Salvador e a Salvação. E ambos, assim como muitos, pelo poder de sua Palavra, por sua irresistível graça e chamado eficaz, atenderam.

A Bíblia cumpre seu propósito. Deus fala pela boca de Isaías: “Porque assim como descem a chuva e para lá não tornam, sem que primeiro regue a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. (Isaías 55.10-11) Portanto, a Bíblia, que é a Palavra de Deus, Sua revelação especial, cumpre seu propósito. Para os que a ouvem e crêem, ela traz a vida, mas para os impenitentes, morte e condenação.

A Palavra de Deus é o start (o início) de nossa fé. Paulo escreveu: “Assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10.17) Aos Tessalonisences Paulo escreveu: “Tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes” (I Ts 2.13)

Em Ezequiel 37.1-14 encontramos o poder vivificador da Palavra de Deus sobre aqueles ossos secos naquele vale.

Assim, amados é urgente não apenas quea conheçamos profundamente, a Bíblia. mas que a com-partilhemos porque ela traz vida onde há morte, luz onde há trevas, alegria onde há tristeza, conforto onde há incômodo, certeza onde há dúvida, esperança no coração desesperado, paz onde há conflito, caminho para os que estão desencaminhados, salvador aos que estão perdidos nas tolas tentativas em conseguir Deus sem sem crer em Jesus. (João 14.6)

Deus nos abençoe em nossa leitura e meditação de sua Palavra, até a volta de Cristo, o Verbo encarnado, última e derradeira revelação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário