RECINTOS DO BLOG

sexta-feira, 28 de maio de 2010

JOSUÉ: CHEFE DE CASA E LÍDER DA NAÇÃO.


Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Essas palavras nós as encontramos no livro de Josué, mais precisamente em 24.15. Era um momento crucial na história do povo de Israel. Eles já haviam entrado na Terra Prometida e a estavam conquistando com duras lutas e guerras. Josué sabia muito bem que o sucesso de sua liderança e do assentamento do povo de Israel naquelas terras não dependia apenas de uma boa administração e de uma boa organização, mas também de um relacionamento sadio com o Deus que os havia livrado do cativeiro egípcio e os levado até aquele lugar.
Josué nos ensina que um líder é aquele que, antes de mais nada, vai à frente dos seus liderados. Ele disse...eu e minha casa. Não disse...minha casa e eu. Deus confiou, como bem sabemos, o privilégio e a honra da liderança da casa, da família e do lar, ao homem. Uma das razões da tragédia em que se encontra a humanidade hoje é que os homens têm se furtado a ocupar o seu lugar como líderes. É o homem que deve governar o lar, porque o homem é o cabeça da mulher assim como Cristo é o cabeça da Igreja (Ef. 5.23). Veja que privilégio, honra, mas enorme responsabilidade tem o homem em seus ombros. Isso implica em que Deus vai cobrar do homem os resultados positivos que se espera da família.

Nessas palavras de Josué aprendemos, também, que nenhum empreendimento pode ser considerado um sucesso, se a família não se submeter ao senhorio de Deus. Eu e minha casa serviremos ao Senhor implica em que o próprio Josué sabia que Deus estava no comando de sua família. Josué é mesmo um dos personagens mais notáveis na história de Israel. Ele foi general de Moisés e agiu sempre com competência. Ele, com Calebe, foram os dois únicos espias que, contrariando os outros dez, afirmou que confiava em Deus, o suficiente, para entrar e conquistar a Terra Prometida. Se a família é a base, o berço da sociedade, é nela que Deus deve ser servido, cultuado e adorado, em cada decisão, nos relacionamentos com primazia.

Josué foi um general, um homem de guerra, mas nele vemos as marcas de um homem verdadeiramente crente. Na primeira referência ao seu nome vamos encontrá-lo sendo comissionado por Moisés para lutar contra os Amalequitas (Êxodo 17.8-10). E ele atendeu o chamado, aceitou a tarefa e todas as demais que lhe foram confiadas. Um bom líder é, antes de mais nada, alguém que sabe se colocar sob o comando e ordens de outro líder. Quem age insubordinadamente, rebeldemente com respeito aos seus líderes, desqualifica-se para a liderança. Filhos desrespeitosos com respeito aos seus pais, certamente não serão bons maridos ou boas esposas. Josué pode dizer com autoridade: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Crieo que todos de sua família concordaram com isso, porque ele já havia angariado para si o respeito de cada membro do seu clã.

Uma família cristã liderada por homens da estirpe de Josué é uma benção para a Igreja e para o mundo. Os homens cristãos devem estar cientes de suas prerrogativas e não fugir de suas obrigações. Esposas cristãs devem estar atentas para não usurpar esse lugar de liderança evitando assim o caos que irá afetar, principalmente os filhos. Filhos devem estar atentos para a grande responsabilidade que pesa sobre os ombros do chefe de família e devem estar lembrados que a obediência, o respeito e a consideração a eles, são fatores determinantes para que eles mesmos venham ser bons líderes quando constituírem família.

Que Deus abençoe as famílias da IPBMC.

Um comentário:

  1. Oi, pastor, meu nome é Sara Corrêa, sou filha do Rev. Jorge Corrêa, estou tentando falar com ele e não consigo, nem por e-mail e nem por telefone, teria como o Sr. passar o meu e-mail para ele?
    Assinado: Sara Corrêa dos Santos (scdosantos@hotmail.com)

    ResponderExcluir